Por favor aguarde.
  • Futebol/Angola: Co-fundadores do Sagrada podem regressar à direção

    Desporto


    Leão Chimin e José Alberto dos Santos "Zeca Rosa" podem regressar à direção do Sagrada Esperança, depois do afastamento em Abril de 2010 dos cargos de presidente e vice.

    Os co-fundadores do clube, viram em 2010 a sua direção ser dissolvida pelo presidente de Mesa da Assembleia-Geral, Ernesto Muangala, devido ao afastamento, na altura, do treinador da equipa principal de futebol, Napoleão Brandão.

    Passados dez anos, as duas figuras estão agora no topo da única lista para candidatura da presidência do clube, encabeçada por José Muacabalo.

    Caso José Muacabalo seja confirmado presidente do grémio "lunda", no dia 17 do mês em curso, na Assembleia Geral de Balanço e Renovação de Mandatos, Leão Chimin e Zeca Rosa assumirão os cargos de vice-presidente para o futebol e secretário-geral, respectivamente.

    Considerados os mais críticos da direção cessante, liderada por Osvaldo Van-Dúnem, nos últimos dez anos, Leão Chimin e Zeca Rosa integram a lista onde consta ainda o antigo árbitro internacional Lourenço Cariata e Silva Txinhama, atual presidente da claque do Sagrada Esperança e outras figuras.

    À semelhança dos mandatos dos anteriores elencos, Ernesto Muangala, governador da Lunda Norte, aparece como presidente da Mesa da Assembleia-Geral do clube.

    O programa com as linhas de força para o mandato de José Muacabalo ainda não foi tornado público, por estar ainda a ser analisado pela Administração da Endiama, presidida por Ganga Júnior.

    Por força dos atuais estatutos, o presidente do Sagrada Esperança é indicado pelo presidente do Conselho de Administração da Endiama, daí a lista dos integrantes dos órgãos sociais passar, necessariamente, pelo ?crivo? do PCA da Endiama, com vista à inclusão de uma figura influente na área de finanças da empresa.

    Jurista e quadro da Endiama, empresa patrocinadora do Sagrada Esperança, José Muacabalo é atualmente vice-presidente de Mesa da Assembleia-Geral cessante. Já exerceu, de 2010 a 2016, o cargo de vice-presidente para o futebol da agremiação durante o consulado de Osvaldo Van-Duném.

    Exímio conhecedor dos meandros, tanto da Endiama quanto das próprias hostes do Sagrada Esperança, José Muacabalo é apontado por muitos como o ? salvador? no que diz respeito ao resgate da mística da equipa.

    O Sagrada Esperança ocupa na presente época do Girabola o sétimo lugar, com 20 pontos.

    Fonte: SAPO Desporto

    Ler notícia completa »

    »Voltar Ler notícia completa »